Voltar

O Bispo Restaurador

Praça da República, Beja, 1-12-1940

Arquivo Histórico CODC

“A minha ação na diocese de Beja, resume-se a servir a Igreja e a Pátria. Sempre as tenho servido na medida das minhas forças”

J. G. SERPA, D. José do Patrocínio Dias, Bispo-Soldado

Raid aéreo Lisboa-Macau, Em 1924, os Capitães António Jacinto da Silva Brito Pais e José Manuel Sarmento de Beires, fizeram a primeira viagem aérea Portugal-Macau, no avião Pátria. A partida deu-se do Campo dos Coitos, junto a Milfontes, Concelho de Odemira a 7 de Abril de 1924. Presente Sua Excia Revmª Dom José do Patrocínio Dias.

AHDB

Nas décadas de 20 a 60 do século XX, a população ocupava-se maioritariamente da agricultura. A população está dividida, sendo uma parte anticlerical e outra indiferente.

Afirmando a todos que, já conhecendo o povo de Beja em França com os soldados alentejanos, vinha agora como “filho das montanhas, descido da serrania dos Herminios”, aprender a viver os hábitos sentimentais e afetivos daqueles que lhe tinham sido confiados como património espiritual.

Viagem a Jerusalém, 1956

Arquivo Histórico CODC

Ordenação do Pe. João Diamantino (29-06-1959)

Arquivo Histórico CODC

D. José do Patrocínio Dias, 1ª foto oficial, após a sua Sagração Episcopal a 03 de Junho de 1921

Arquivo Histórico CODC

A entrada solene na Diocese de Beja e primeiras ações

No dia 5 de Fevereiro de 1922, aos 38 anos de idade, D. José do Patrocínio Dias é recebido na cidade de Beja como Bispo da Diocese que ele já tanto amava.

“A tudo e a todos se estendem as minhas saudações, que são bênçãos enternecidas de Paz e votos carinhosos de Pastor. Caiam fecundas por toda a parte e desçam cheias de graça sobre todas as gentes, inundem de rocio perfumado os corações, gerando neles Verdade, Amor e Paz…” (Alocução Pastoral, D. José do Patrocínio Dias, na entrada solene em Beja a 5 de Fevereiro de 1922).

Em 28 de Maio de 1926, assiste-se a uma revolução, do chamado «Estado Novo».

Os primeiros professores do Seminário

Arquivo Histórico CODC

Cartas Pastorais: “Um veemente brado pastoral” 16 de Dezembro de 1938 e “O Amparo dos Pobres” 08 de Dezembro de 1953, Beja

Arquivo Histórico CODC

Em 1922, José do Patrocínio Dias escrevia o programa para a sua Diocese. Com o impulso do Espírito traçou as linhas que, aos poucos, a Diocese devia assumir:

Dar de comer a quem tem fome;
Dar casa a quem não tem;
Espalhar a luz da Fé.

Restauração da Diocese de Beja

Deslocando-se a pé por entre as ruas da cidade, suscitava ao mesmo tempo a maior admiração e surpresa de alguns, com os olhares franzidos e reacções evidentes de outros. Em Maio de 1922, visitou Serpa, deixando em todos uma grande admiração quer pelas suas palavras, quer pelo seu porte. Foi de um extremo ao outro da Diocese, por períodos de três dias a uma semana.

D. José na Casa de Santa Maria, Beja

Arquivo Histórico CODC

Visita Pastoral, Mina de S. Domingos, Diocese de Beja

Arquivo Histórico CODC

D. José em Fátima

Arquivo Histórico CODC

De 1942 a 1946 promove as missões populares da Diocese que culminaram com a grande visita à Diocese da imagem que se venera na capelinha da Cova da Iria. São as Irmãs Oblatas com alguns Leigos que percorrem toda a Diocese.

As Missões Populares levaram ao batismo de milhares de pessoas em todo o Alentejo. Também aqui se salientam as visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em especial, durante os anos quarenta. (J. SERPA, D. José do Patrocínio Dias, Bispo Soldado)

Artigos Relacionados

O Bispo Restaurador
À porta do templo era aguardado por várias pessoas, entre as quais vimos os priores da Vidigueira, S. Thiago do Cacém, Odemira.
O Bispo Restaurador
Acaba de ver galardoados os seus relevantes serviços, prestados em França, com mais uma condecoração, a Cruz de Guerra.
O Bispo Restaurador
Não queremos, para que se não diga que a nossa amisade nos cega, repetir encomios e louvores ás qualidades que o tornaram credor